terça-feira, 15 de julho de 2008

RESENHA: POSIÇÃO DO NARRADOR NO ROMANCE CONTEMPORÂNEO : NOTAS DE LITERATURA I

ADORNO, Theodor W. Posição do Narrador no Romance Contemporâneo
Trad.: Jorge de Almeida. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/ Editora 34, 2003. p. 55-63.


No ensaio Posição do narrador no romance contemporâneo, Adorno discute os limites do romancista e sua obra, observando que o romance deveria se concentrar naquilo que não é possível dar conta por meio do relato.
Só que, em contraste com a pintura, diz, a emancipação do romance em relação ao objeto foi limitada pela linguagem, já que essa ainda o constrange à ficção do relato.
Por isso, ressalta a grandeza de James Joyce que foi coerente ao vincular a rebelião do romance contra o realismo a uma revolta contra a linguagem discursiva.
Assim, nota-se que o narrador que apenas descreve, delimitando o seu papel e do leitor em lugares fixos, não pertence a contemporaneidade, pois a plasticidade (domínio do objeto) torna a obra distante do real.
O “inenarrável”, reconhecido somente na esfera psicológica, garante a verossimilhança, porque o relato apresenta só a representação (fachada, engodo).
Então, somente apenas a própria alienação, muitas vezes fornecida pelo fluxo de consciência, é que proporciona a essência, o “real” desvinculado da pretensão de narrar.
O romance tradicional enfoca o “convencer”, pois o narrador tentar envolver o leitor de modo que ele acredite no seu “contar de acontecimentos”.
Já, no contemporâneo, são nas entrelinhas, na ironia, na construção do texto, pelo entrecruzar do enunciado e da enunciação que se nota a veracidade dos fatos, muitas vezes, manipulado pelo narrador como nos romances românticos (idealização).
Enfim, observa-se, o papel do leitor ativo que participa da construção do sentido ao duvidar do que está sendo narrado.

Um comentário:

Eliane F.C.Lima disse...

Ando me dedicando ao estudo de narrador, Assim cheguei a seu blogue. Parabéns. Temos o mesmo interesse, que é a literatura.
Eliane F.C.Lima (Blogue "Literatura em vida 2")