segunda-feira, 16 de junho de 2008

SEMINÁRIO: RICARDO AZEVEDO, LUÍS CAMARGO E BARTOLOMEU DE CAMPOS QUEIROZ

QUINTA MESA REDONDA: 08/05 – Ricardo Azevedo (Abre a boca e fecha os olhos, A casa do meu avô, Ninguém sabe o que é um poema); Luís Camargo (Era uma vez uma estrela, O catavento e o ventilador) e Bartolomeu de Campos Queiroz (O cavaleiro das sete luas)

Mediadores: Ana Maria dos Santos Latge, Josiane Camacho Laurentino e Vanessa Sayure Sawada.

Paulista, nascido em 1949, Ricardo Azevedo é estudioso da cultura popular, e por isso seus poemas são muito focados nesse ambiente. O poema acima pode bem ilustrar tal fato: através de uma linguagem bem coloquial e do jogo de palavras que lembra uma cantiga de rodas o poeta retrata um tema bastante familiar na poesia: uma história de amor.
Assim são os poemas desse talentoso autor, carregados de simplicidade, mas ao mesmo tempo repleto de beleza e sofisticação, visto que consegue através de trocadilhos divertidos (Ninguém sabe o que é um poema – poema que deu título ao livro) e de jogos com o tamanho das letras, com a diagramação de seus livros (Sei lá, poema onde a diminuição da fonte mostra que o amor tende ao infinito), construir poemas que encantam a qualquer tipo de leitor.
O talento do autor é tanto que ele consegue construir com poucas palavras textos simples e maravilhosos ao mesmo tempo, e o exemplo disso é Poema Mecânico, poesia criada através de um diagrama.
Ainda há todo um cuidado do autor no que se refere ao projeto gráfico de sua obra, assunto muito bem explorado pelas apresentadoras desta mesa redonda.

Nenhum comentário: