segunda-feira, 16 de junho de 2008

SEMINÁRIO: SÉRGIO CAPARELLI

Terceira Mesa Redonda – 17/04: Sérgio Caparelli (Poesia Visual, O velho que trazia a noite, Boi da cara preta)

Mediadores: Juliana Pádua e Danilo Fallopa


O primeiro livro infantil do autor foi publicado em 1978 com o título de Os Meninos da Praia, traziendo poemas carregados de beleza, movimento e plasticidade. Assim são os poemas visuais de Caparelli: sua forma cria uma movimentação que mexe com a imaginação do leitor, seja ele criança ou não. É como um jogo onde palavra e objeto se tocam, caminham lado a lado desconstruindo aquilo que nossos sentidos reconhecem como real, dando margens a novos sentidos e interpretações.
O poeta mexe e remexe cuidadosamente com o sistema verbal numa tentativa de “resgate da dimensão semiótica da linguagem”, como diz a professora de Literatura Infantil da Universidade de São Paulo, Maria Zilda da Cunha, “trabalhando incansavelmente até atingir o nível encantadoramente lúdico, com o qual o leitor é capaz de interagir”.
Aliás, o leitor tem uma importância muito grande na obra de Caparelli, e quem acessa o site do poeta pode comprovar esse fato. O http://www.caparelli.com.br/ é totalmente interativo e a participação do leitor é crucial, pois, mais do que participar, ele ajuda também a criar. As crianças aprendem a fazer e a gostar de poesia brincando. Nesse mundo mágico e lúdico todo mundo é capaz de ser poeta, além, claro, de admirar as grandes inovações de Sérgio Caparelli. Depois de criar um pouco de poesia, o leitor poderá se divertir com inúmeros contos chineses, escritos pelo autor no período em que esteve na China.
Enfim, o site inova, pois atrai não apenas aqueles que adoram uma boa leitura, como também as crianças que não gostam de ler, já que a internet atualmente seduz muito mais do que qualquer outra coisa. É a literatura acompanhando a modernidade e mostrando toda sua beleza.

Nenhum comentário: