segunda-feira, 16 de junho de 2008

SEMINÁRIO: SIDÔNIO MURALHA

Segunda Mesa Redonda – 10/04: Sidônio Muralha (A televisão da bicharada, Uma letra puxa outra, Histórias para brincar)

Mediadora: Daniela Ortega

Como é possível observar, algumas semelhanças são encontradas nos dois poemas acima, utilizados como base da discussão dessa mesa, a começar pelo público alvo a que se destinam. Diferentemente dos poemas da mesa anterior, esses são destinados a crianças menores (entre oito e dez anos). Outra semelhança observável é o jogo de palavras e as brincadeiras com os animais utilizados pelos poetas como ferramenta para atrair as crianças.
Sidônio Muralha só começou a escrever para crianças um bom tempo após o início de sua carreira, pois, como filho de socialista que era, escrevia somente poemas politicamente engajados. Seu primeiro livro destinado ao público infantil foi Bichos, bichinhos e bixarotos, composto por poemas que carregam uma certa carga moral. Com essa preocupação do autor, que continuou em seus poemas vindouros, mais do que simplesmente entreter e divertir os pequenos, o que Sidônio faz é trabalhar com a imaginação e o raciocínio das crianças, além de discutir tópicos extremamente importantes, tais como a questão da miscigenação (poema Xadrez), questões sociais diversas e também a questão ecológica, bastante presente na obra do poeta.
Desse modo Sidônio consegue, de uma maneira bastante lúdica, divertida e através de uma linguagem simples (afinal, como diz Daniela “ considerar o público para quem se escreve é muito importante”), mostrar às crianças os problemas sérios da sociedade na qual ela se encontra, desenvolvendo assim uma consciência crítica que a acompanhará por toda a vida.

Nenhum comentário: